Supletivo em 2005

Publicado: 26 de outubro de 2010 em Pense nisso, Superação, vida

Lembro que foi um final de semana muito puxado pra mim. Foi em 2005, tinha acabado de sair de um longo tempo de internação no hospital de Caridade em Santa Maria, mas resolvi fazer as provas do supletivo.

Saberia que seria cansativo por que teria que passar o sábado e o domingo inteiro deitado, por que tinha passado por um procedimento cirúrgico e não poderia naquele momento sentar normalmente. Mas como não sou de desistir e nem de fugir de desafios esse foi apenas mais um.

Para ser sincero não lembro qual foi o meu rendimento nas provas, sei que passei em algumas matérias e em outras rodei feio, não uso como desculpa a situação estar incomodo e sentindo algumas dores, isso não justifica até por que eu só estava deitado e não morto.

Enfim o meu rendimento no supletivo não é o maior objetivo desse texto, eu estava lembrando desse fato a alguns dias e resolvi postar esse texto.

Minha nossa como aquele final de semana foi desgastante, física e mentalmente falando… Passei o Sábado e o Domingo deitado numa maca na enfermaria do Borges fazendo as provas, tendo que ler, e raciocinar ainda tive que conviver com mudanças seguidas de posição, mas quando ficava de frente, por já estar sentindo dores e dormência do lado tinha que colocar uma espécie de almofada nas minhas pernas para que a região onde eu tinha feito a minha cirurgia a mais ou menos um mês “antes” não ficasse pressionada.

Hoje olho para trás e lembro desse episódio com um certo orgulho, não por ter feito as provas por que isso tomos que estavam lá fizeram, mas sim por que esse caso, foi apenas mais um de superação na minha vida, todas as circunstâncias eram desfavoráveis naquele momento, vinha de um longo tempo de internação, um procedimento cirúrgico como falei anteriormente, mas também um período de muito desgaste psicólogo.

Mas não me dei por vencido, posso não ter vencido com maestria essa batalha, mas não desisti dela e muito menos fugi, o importante meus amigos é não desistir do que se quer, é lutar até a ultima gota de força… Para quem ler esse post pode parecer que não houve nenhum esforço e que eu apenas estava ali lendo deitado, mas não! Não foi um final de facíl, mas eu venci!

Vou postar aqui o trecho o texto do Jornal do do Povo.

SUPERAÇÃO – O jovem Rafael Barreto Freitas, de 18 anos, foi o grande exemplo de superação do Supletivo 2005. Ele sofre de mielomelingocele (síndrome que provoca a má formação do tubo neural) e, mesmo com uma deficiência que impede a locomoção, fez as provas do final de semana. A 24ª CRE providenciou uma maca para que Freitas pudesse fazer o exame. Rafael é cadeirante, mas como passou por um cirurgia há cerca de um mês teve que ficar deitado. Ele também prestará as provas do supletivo do ensino fundamental

Na integra a materia nesse link: http://www.jornaldopovo.com.br/2007/noticia_detalhe.php?intIdConteudo=55983&intIdEdicao=856

comentários
  1. Francine disse:

    Rafael.. meus parabéns, é lindo e comovente o texto, mostra a como és uma pessoa batalhadora pela vida.. tens muito caráter e personalidade e te admiro muito! parabéns de novo.
    bjaum

  2. Biah disse:

    Nossa meus parabéns, sua história é uma lição de vida, e me deu uma grande motivação de enfrentar os obstaculos com muita garra sempre e não desistir por nada, mais uma vez meus parabéns, vc é um guerreiro!

  3. DAIANE disse:

    Rafa! vc é uma pessoa guerreira e vitoriosa,
    tua história de vida é linda, e vc é mais q especial.

  4. Mah Nonnenmacher disse:

    Bom, para meu primeiro comentário no blog acho que esse post é o ideal, pois, nada na vida é melhor do que ver pessoas que superam seus obstáculos e alcançam seus ideias. E tu Rafael é um exemplo disso, meus parabéns, isto serve de lição para muitas pessoas, pois independente da condição física muitos acabam deixando de fazer as coisas por simplesmente terem medo de tentar e esse fato ocorrido contigo é prova de que nunca devemos desistir de nada, por mínima importância que isso tenha na vida!! Parabéns mesmo, seja sempre esse menino forte que és!!

  5. Francisco disse:

    Baih muito linda e comovente a tua história de vida
    tu é um guerreiro mesmo meu, continua assim…
    Parabéns

  6. Dani disse:

    Rafa tua historia é surpreendente, adorei conhecer você… Um beijo enorme!

  7. Andrio Gonçalves disse:

    Pultz…esse cara é muito FODA…
    Não tem nada que faça ele desisti das coisas que ele almeja!!!
    Até o jornal reconheceu!!!
    Parabéns!!!
    Sempre conta comigo!!!
    Força pra ti,que tu merece!!!

  8. Paloma Kist disse:

    Esse guri forte, guerreiro e que nunca desiste de nada é meu primo 😀 e meu orgulho também!!
    Beijo Rafa, isso não é nada perto de tudo que tu passou e superou na vida, você é exemplo sempre!

  9. Letícia disse:

    Tenho muito orgulho de ti sabia? Da pessoa maravilhosa que tu é, dessa força que tu tens. Tu sabe que pode contar comigo pra tudo né meu anjo? Um exemplo de força e superção

  10. Marília disse:

    Oi Rafa!! Mais uma vez superando teus obstáculos e nos comovendo com tuas lindas histórias de superação…
    Nunca desista dos teus sonhos e saiba que tu é exemplo pra muitas pessoas…

  11. Gisele disse:

    Maravilhosa a ideia da criação de um blog, onde todos podem conhecer o exemplo de vida que és…um anjo que Deus enviou para mostrar que devemos lutar pela vida.Adoro-te Rafa

  12. Elisete T. Sanguinet disse:

    Esse é o perfil de alguém capaz de superar todos os obstáculos e por um motivo bastante significativo. Pessoas como tu Rafael, que não se coloca na posição de vítima, mas sim de um lutador, tem como objetivo vencer apenas um inimigo……….sua própria limitação. Sendo assim, tenho certeza que muito ainda fará, porque tem sede de viver a vida intensamente. Tu provou que enquanto existirem metas, temos que seguir em frente, independente dos obstáculos, que ficarão pequenos perto da nossa determinação. Que Deus ilumine as tuas escolhas!

  13. jussara a mana do rafa disse:

    RAFA VC É UM EXEMPLO DE VIDA PARA TODOS NÓS. ME SINTO MUITO ORGULHOSA EM SABER QUE TU ÉS LUTADOR E UM VENCEDOR MEUS PARABÉNS MEU AMOR VC MERECE TUDO DE BOM SIGA EM FRENTE NOSSO VENCEDOR A CADA DIA QUE PASSA VC É EM EXEMLPO DE VIDA E DE LUTA FICA COM DEUS A MANA TY AMA E MUITO /M♥♥♥♥♥

  14. Fernanda disse:

    conheço o Rafa bem pouquinho,mais o pouco que lhe conheço,vi que você é uma pessoa batalhadora,lutador e um grande vencedor,já é especial pra mim,adoro vc!

  15. Daiana disse:

    A vida apresenta diversas maneiras de ensinar às consciências em evolução o caminho da maturidade. Às vezes ela usa como instrumento de iluminação do caminho, o processo da dor e da adversidade… Por isso, não leve em conta o seu estado físico atual. Isso é só o que representa o seu corpo físico transitório perante a sua essência: um espírito imortal e diretor do seu próprio destino infinito.
    No íntimo de sua consciência existe um imenso potencial espiritual latente a ser melhor desenvolvido e explorado, para o seu próprio benefício e da coletividade. Nunca se menospreze!
    Há pessoas que, mesmo possuindo um corpo em perfeitas condições fisiológicas, não têm uma vontade tão forte como a sua, e embora tenham a livre capacidade de movimentação, não estão livres das presilhas psicológicas que as acorrentam a um mundo mental ínfimo e deformado.
    Trate de exteriorizar essas suas qualidades para a melhoria das pessoas no mundo. A vida precisa de pessoas como você.
    Não perca tempo: arranje uma atividade que auxilie os outros e faça você crescer mais ainda. De início, então, que tal imaginar a força da vida fluindo através de suas capacidades energéticas em favor do benefício dos outros, como um dínamo gerador de eletricidade curativa, ou tal qual uma usina de força mental a gerar pensamentos maravilhosos em prol da coletividade? isso é a tua especialidade RAFA! se esse amigo querido e nos passar coisas boas sempre!

  16. Tamiris Giardin disse:

    Que emocionante essa história,muito interessante..Acredito e tenho certeza que tu és um exemplo de vida literalmente,que orgulho em conhecer alguém assim,parabéns!!

Deixe um comentário