Mudar cardápio ajuda a combater a TPM e perder até 5 kg em um mês

Publicado: 25 de agosto de 2011 em Dicas

Gente esse post não tem nada a ver comigo, nem com minhas experiências ou superações, enfim nada do tipo. Resolvi fazer esse post devido ao drama de uma amiga com sua TPM, ela tem um ciclo tão servero, que resolvi escrever esse post, pra tentar ajudar e quem sabe informar do que pode ser feito para amenizar essa situação. Fiz uma grande pesquisa sobre o assunto e conversei com uma nutricionista amiga minha e cheguei a esssa conclusão…

Abaixo a TPM
A tensão pré-menstrual chega com hora marcada e não vai embora sem antes deixar um rastro de mau humor e inchaço. Para driblar seus principais sintomas, invista em um cardápio recheado com alimentos calmantes e digestivos. De brinde, é possível exterminar até 5 kg antes do final do mês!

Operíodo que antecede a menstruação é praticamente um filme de terror: graças às oscilações hormonais, o bom humor vai embora, a barriguinha incha e a ansiedade é capaz de fazê-la devorar a geladeira inteira antes do fim do dia. Entretanto, a boa notícia é que os alimentos que você coloca no seu prato podem ajudá-la a amenizar os principais sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Essa é a proposta do cardápio desenvolvido pela nutricionista Ana Paula Murbach. Em linhas gerais, o menu age em três frentes. A primeira delas consiste em incorporar na sua rotina alimentos ricos em água, que estimulam os rins a eliminar os líquidos retidos e, consequentemente, o inchaço. Na sequência, o menu sugere a ingestão de frutas, verduras e outros vegetais fontes de fibras, que dão uma força para seu intestino funcionar a todo o vapor. Para completar, alimentos ricos em triptofano, como ovo e derivados de leite, batem de frente contra a compulsão por doces e seguram a onda da ansiedade.

Menu anti-TPM
Além de lhe deixar bem relaxada, este cardápio de 1.200 calorias diárias conta com outra vantagem: é capaz de secar até 5 kg num mês

 

Alimentos parceiros
Aposte nestas sugestões que acalmam e contribuem para o emagrecimento

Chás calmantes
Os de melissa, erva-doce e ervacidreira, ajudam a driblar a retenção de líquido. Possuem ainda propriedades tranquilizantes que driblam a ansiedade. Incorpore no seu dia até 1,5 litro da bebida sem açucar, de preferência nos intervalos entre as refeições.

 


Melão

Docinha, essa fruta combate a compulsão por doces. É rica em água e fonte de potássio e magnésio. Isso ajuda no combate à retenção de líquidos e no equilíbrio mineral do organismo. Prefira consumir 1 a 2 fatias finas de melão sozinhas, uma vez que a fruta pode atrapalhar a digestão de outros alimentos. No cardápio, consuma-o nos lanches intermediários.


Derivados de leite

Lance mão de uma a três porções de laticínios ao dia. Cada porção corresponde a 1 copo de leite, 1 fatia média de queijo magro ou 1 pote de iogurte light. “Eles fazem que o corpo relaxe as musculaturas, prevenindo as cólicas e a insônia. Além disso, os derivados de leite contêm triptofano, substância responsável pela sensação de bem-estar”, orienta Ana Paula Murbach.

 


Soja

Derivados da soja são ricos em isoflavonas. Essas substâncias possuem a mesma estrutura do hormônio estrógeno, que na TPM fica desequilibrado. Consuma uma porção ao dia, como substituto da carne.

 

Sopa com vegetais
Esses caldinhos são uma mão na roda para o funcionamento do intestino, ajudando a diminuir o inchaço. Prefira tomar seu prato de sopa no jantar.

Vilões da TPM


Café:
fonte de cafeína, a bebida é estimulante e agrava ainda mais os quadros de ansiedade e instabilidade emocional. O mesmo vale para o chá-mate, que também deve ser cortado do cardápio.
Alimentos industrializados: o sódio, utilizado como conservante em todos os produtos industrializados, é o grande responsável por reter água e provocar inchaço. Por isso, evite exagerar no sal também na hora de temperar a comida, já que ele é fonte desse mineral.


Embutidos:
salsicha, salame e mortadela possuem um alto teor de gordura saturada e aditivos. Essa dobradinha do mal causa estufamento e deixa a barriguinha – que já estará inchada devido à retenção de líquidos – ainda mais saliente. Evite.
Refrigerantes: a bebida tem tudo para ser cortada da sua lista durante a TPM, pois é rica em sódio e possui gases para dar e vender. Ou seja, mais estufamento e má digestão.


Chocolate:
sim, essa delícia tem triptofano, que garante uma deliciosa sensação de conforto nos dias de irritação. Mas ela também é rica em gordura e possui propriedades estimulantes, podendo provocar insônia e acarretar aumento do peso. Fique longe!

 

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